Conheça quais são os benefícios do cimento CP IV

 

Hoje vamos falar de um tipo de cimento que é muito popular na região sul do Brasil: o CP IV. É comum por ser encontrado com facilidade no mercado, mas o que o torna especial são as suas características. Acompanhe o post a seguir e saiba mais sobre esse tipo de cimento!

 

Você sabe o que significa a sigla CPIV?

As letras CP significam Cimento Portland, nome dado ao produto aglomerante cinza utilizado na construção civil que conhecemos simplesmente por cimento. Já o número em algarismos romano IV (4) indica o tipo do cimento, ou seja, trata-se de Cimento Portland Pozolânico.

O nome parece complicado, mas isto significa que possui material pozolânico em sua composição. Além do mais, este tipo de material agrega ao cimento muitas vantagens. O Cimento CP IV é indicado para ser utilizado em obras que ocorrem em ambientes agressivos como esgotos, subsolo, obras em locais marítimos, barragens, etc.

Isto faz do CP IV um cimento muito especial, pois além de ser um cimento estrutural que adquire excelente resistência mecânica com o passar dos dias, também possui resistência química.

 

Por que o CPIV tem características tão importantes que outros tipos de cimento não têm?

Uma particularidade do CPIV é ter o Material Pozolânico em sua composição. Trata-se de um material silicoso ou sílico-aluminoso que reage com compostos vulneráveis do cimento e dos agregados trazendo inúmeros benefícios.

O cimento “puro” possui algumas características que podem prejudicar o concreto como:

Um composto químico chamado óxido de cálcio livre, que quando hidratado, se transforma em um outro composto que é o hidróxido de cálcio. Este composto é muito sensível a ataques químicos, pois é dissolvido pela água e é arrastado através de poros.

Isto aumenta a porosidade da pasta endurecida e com ela sua permeabilidade, o que acelera a corrosão dos embutidos metálicos, diminui a resistência mecânica e permite o ataque de agentes agressivos ao concreto. Além de ser um composto sensível a ataques químicos, esta reação provoca uma expansão, que pode originar fissurações.

Um outro problema do cimento é o chamado calor de hidratação, que é o calor liberado quando o cimento é hidratado. Este calor acelera a secagem, porém provoca o que chamamos de retração térmica. O concreto seca muito rápido devido ao calor que liberou, retrai e causa fissuras

Com as explicações acima podemos perceber que o cimento possui alguns problemas a serem atacados: a estabilidade (expansão e retração) e a durabilidade (resistência química). Para resolver estes problemas utiliza-se o material pozolânico na composição do cimento, pois os óxidos deste material reagem com o composto indesejável do cimento formando produtos com propriedades aglomerantes.

O material pozolânico do CP IV, não só elimina o composto vulnerável, como também forma componentes muito mais estáveis e resistentes. Toda essa reação química que acontece quando o CP IV é utilizado para fazer um concreto traz inúmeros benefícios para o mesmo:

  • Aumenta a plasticidade do concreto: a massa é mais plástica, sendo melhor de trabalhar com ela;

  • Diminui a segregação: diminui a separação dos materiais (cimento, brita, areia e água);

  • Torna os concretos mais impermeáveis: ajuda a fechar os poros do concreto porque fixa o composto vulnerável que pode ser arrastado pela água;

  • Diminui o calor de hidratação: esse fator contribui para evitar fissuras em concretos de grande massa, por este motivo ele é recomendado para a concretagem de grandes volumes em temperaturas elevadas;

  • Resistência a ataques químicos: torna o concreto resistente a sulfatos e a ambientes agressivos;

  • Combate à reação álcalis-agregado: reações indesejadas que podem ocorrer entre agregados reativos (brita e areia) e o cimento.

Por todas essas razões o Cimento CP IV é um cimento especial, sendo indicado para todos os tipos de obra, principalmente em ambientes agressivos (como esgotos, subsolo, obras em locais marítimos, barragens, etc.) e que apresenta crescimento contínuo na resistência com o passar dos dias.

 

Conheça o material pozolânico comumente utilizado na composição do CP IV

Existem vários materiais que podem ser utilizados, mas o mais comum aqui na região sul do Brasil é a cinza volante, originada na queima de carvão mineral nas termoelétricas.

No próximo post blog abordaremos sobre as qualidades do Cimento Pozosul! Acompanhe também as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos novos semanalmente.

The following two tabs change content below.
Engenheira Química formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Especialista em Gerência de Produção e Gestão Ambiental. 27 anos de experiência na Pozosul Cimentos.

Latest posts by Graziela da Luz Pessoa e Silva (see all)