6 dicas para amenizar os problemas da concretagem no inverno

 

 

Durante o inverno com as temperaturas mais baixas, é necessário ter alguns cuidados preventivos ao trabalhar com concreto ou argamassa. O que ocorre é que o cimento acaba sofrendo influência direta da temperatura, e quando está frio é comum acontecer o retardamento da pega, isto é, o material demora mais para endurecer. 

Uma das consequências são as quedas das resistências iniciais, o que pode impossibilitar a desforma de peças estruturais. E mesmo quando não é um trabalho estrutural, a baixa temperatura também pode influenciar negativamente. Na prática, isso ocorre quando ouvimos que na aplicação de um reboco em dias frios o cimento não está “puxando”. 

 

Normas técnicas que auxiliam a execução das obras

 

 

Há diversas normas técnicas que expõem como devem ser executadas as obras e também os cuidados necessários durante as construções. Quanto à temperatura, a norma ABNT NBR 14934 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento, ressalta que é preciso interromper a concretagem sempre que for prevista a queda na temperatura ambiente para abaixo de 0ºC nas 48 horas seguintes. 

A norma determina também que o emprego de aditivos requer prévia comprovação de seu desempenho, e em nenhum caso, devem ser utilizados produtos que possam atacar quimicamente as armaduras, em especial os aditivos à base de cloreto de cálcio. Vale destacar ainda, que o emprego de aditivos para tentar acelerar a pega em dias frios deve ser feito com cuidado e orientação do responsável técnico

Durante os períodos com as temperaturas baixas o processo de hidratação do cimento, endurecimento do concreto e o ganho de resistência são prejudicados. Na composição do concreto há água, e com as temperaturas frias ela pode acabar congelando, o que provocaria a interrupção do processo de endurecimento e também o aumento de volume. 

 

Sugestões para amenizar as dificuldades da concretagem no inverno

 

 

Durante a temporada fria, é preciso ter uma série de cuidados especiais na execução das concretagens. Entre elas, destacamos as seguintes sugestões:

1) Nos dias frios, todas as superfícies do concreto devem ser cobertas logo após o lançamento para manter o calor do material. Podem ser utilizados os seguintes recursos: lonas enceradas, lençóis plásticos, sacos de aniagem e papel impermeável de espessura suficiente;

2) Improvise estufas com lonas plásticas durante a cura inicial do concreto, mantendo a cobertura distante por volta de 10 cm da superfície das peças;

3) Prolongue o tempo de espera antes da desforma, umedecendo e mantendo-as pelo maior tempo possível;

4) Realize as concretagens sempre no período da manhã se possível, aproveitando ao máximo a temperatura ao longo do dia. Vale destacar que a tendência natural é ter temperaturas mais baixas no final da tarde e no período da noite;

5) Utilize aquecedores no local onde as peças estarão em cura inicial;

6) Estoque os materiais em ambientes com temperatura uniforme controlada de 23ºC a cerca de 2ºC por um período mínimo de 24 horas antes da mistura do concreto. Além disso, cobrir o agregado com lona é um método adequado.

 

O resultado da concretagem seguindo os cuidados repassados

 

 

Se você adotar os cuidados mencionados acima durante o processo da concretagem nas obras, conseguirá minimizar os efeitos das baixas temperaturas no concreto. Consequentemente, manterá as características do material e melhorará o seu desempenho. É importante expor também que todos estes cuidados precisam ser supervisionados pelo responsável técnico da obra. É ele que determinará o tempo de desforma, o material que será utilizado para manter o concreto aquecido, o tipo de aditivo e as demais etapas de planejamento da concretagem. 

 

Ficou com alguma dúvida sobre como deve ser realizada a concretagem no inverno? Deixe um comentário que responderemos você! Continue acompanhando também as nossas redes sociais para ter acesso aos novos conteúdos.