[DICAS DE USO] Parte I: Agregados

 

Primeiramente, precisamos destacar que na construção civil, os denominados agregados são os materiais minerais utilizados na produção do concreto. Eles são compostos por grãos duros, compactos, duráveis, estáveis, limpos e que não interferem no endurecimento, na hidratação do cimento e na proteção contra corrosão da armadura.

Além disso, para a produção do concreto existem dois tipos de agregados: o agregado miúdo que é a areia e o agregado graúdo que é a brita (pedra). Acompanhe o post a seguir e saiba mais sobre cada um deles!

 

Vídeo: Lucas explicando sobre os agregados utilizados

 

Agregado miúdo: areia

A areia é um material muito importante nas construções e interfere na qualidade do concreto ou argamassa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para auxiliá-lo no momento da escolha/compra. Confira a seguir!

– É possível utilizar areia grossa, média ou fina. Porém, fique atento, pois as areias finas podem conter um excesso de materiais pulverulentos podendo causar sérios danos à qualidade do concreto;

– A areia precisa estar limpa, podendo estar lavada ou não. Para saber se ela está limpa o suficiente para ser utilizada, é simples: esfregue a areia nas mãos e se sua mão necessitar de lavagem porque ficou suja, a areia está inadequada. A sujeira não tem nada a ver com a cor da areia que pode ser branca, avermelhada ou amarelada. O que é importante observar é se a cor não está vindo de impurezas como, por exemplo, excesso de solo (terra) que veio misturado à areia por esta ser de procedência duvidosa;

Areia escura pode indicar presença de produtos estranhos. Tente lavar e, caso não resolva o problema, faça o teste da decantação, misture um pouco de areia a uma boa quantidade de água e deixe em repouso. Depois de completada a decantação, a areia ficará no fundo e os materiais estranhos logo acima dela;

Areia contendo impurezas deve ser utilizada apenas em funções de baixa responsabilidade (lastros e enchimentos) e, se possível, devem ser recusadas na obra;

– Na utilização da areia é importante observar a umidade da mesma, pois a quantidade de água interfere na resistência e durabilidade da estrutura. Por isso é necessário considerar a quantidade de água presente na areia na dosagem do concreto;

– Durante o recebimento e estocagem, a areia deve ser protegida para evitar que as parcelas dos grãos finos sejam carregadas pela água da chuva.

 

Agregado graúdo: brita

É importante que a brita tenha boa resistência, esteja limpa e com granulação uniforme, para que possam ser dosadas de forma a se obter uma massa de concreto econômica e com a maior resistência possível. Além disso, as britas são classificadas de acordo com o tamanho, e no mercado de materiais de construção é fácil encontrar o agregado graúdo (britas) já devidamente classificado, ou seja, pedrisco, pedra 1, pedra 2 e matacões.

As mais comuns utilizadas na produção do concreto são as britas 1 (1 a 2mm) e 2 (2 a 2,5mm), porém, para ter uma boa distribuição granulométrica o ideal é misturar os tamanhos, pois as menores ocuparão os espaços vazios que ficam entre as maiores, a areia irá preencher os vazios ainda menores e os restantes (minúsculos) serão preenchidos pelo cimento. A ideia é deixar o concreto mais compacto possível.

No concreto armado o que limitará o tamanho máximo da brita será o espaço entre as armaduras e entre as formas. Se o espaçamento for grande podemos usar pedras maiores que a brita 1 e brita 2. É importante ressaltar que a brita comprada já misturada e não classificada, só deve ser usada em concreto onde a qualidade e resistência não seja tão importante como, por exemplo, em contrapisos ou muros de arrimo onde o que importa é mais o peso da estrutura do que a resistência à tração do concreto.

Em relação a umidade, com a brita não devemos nos preocupar, porque diferente da areia, a brita não carrega água, pois sua umidade é muito inferior à umidade que pode ser carregada na areia. O teor de material pulverulento encontrado nas britas deve ser o menor possível, pois sua presença aumenta consideravelmente a superfície específica, exigindo uma quantidade maior de água, o que ocasiona correções no consumo de cimento e, consequentemente, influencia o custo do concreto.

 

Fontes de pesquisa:

Agregados para concreto: o que são e para que servem?


http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?Cod=44&a=31
http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/agregado.html

The following two tabs change content below.
Engenheira Química formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Especialista em Gerência de Produção e Gestão Ambiental. 27 anos de experiência na Pozosul Cimentos.

Latest posts by Graziela da Luz Pessoa e Silva (see all)