Cuidados com os profissionais da Construção Civil nas obras

 

A construção civil é um dos setores mais importantes e, assim como em outras áreas profissionais, é fundamental que as empresas estejam atentas a proteção de seus colaboradores durante suas atividades. O setor é o quarto colocado no ranking de acidentes entre vários fatores, como trabalho em altura, sobrecarga de peso, entre outros. Além disso, o trabalho no canteiro de obras é a céu aberto, e está associado a diversos riscos ocupacionais que afetam o trabalhador de maneira progressiva, especialmente a exposição ao sol.

 

Riscos do trabalho a céu aberto

Esse risco ocupacional não é levado em conta pela maioria das pessoas, por não causar acidentes de maneira instantânea, mas de maneira progressiva devido à exposição ao sol. Os riscos são muitos, e incluem: insolação, desidratação, aparecimentos de manchas na pele, queimaduras e até problemas de saúde mais sérios, como cataratas e câncer de pele.

Trata-se, portanto, de um assunto tão sério que existe uma norma técnica, a -NR 21, para regulamentar o trabalho a céu aberto, com o intuito de prevenir e evitar que as atividades causem danos ao bem-estar e a saúde dos trabalhadores.

 

Como proteger os trabalhadores dos riscos

O fornecimento de protetor solar está entre as exigências mais importantes, bem como a realização de intervalos para hidratação, repouso na sombra e preferências das atividades quando houver menor incidência de sol. Além disso, é fundamental que sejam disponibilizados EPI’s (equipamento de proteção individual) adequados para a proteção do calor excessivo de exposição ao sol.

 

EPI’s para quem trabalha a céu aberto

Vestimentas adequadas: roupas longas e leves que cubram a maior parte do corpo, para evitar a incidência direta do sol na pele;
Óculos de proteção: as lentes devem ser capazes de proteger contra raios UV;
Capacete: obrigatório o uso no canteiro de obra, e deve possuir revestimentos que não acumule calor, evitando assim o aquecimento excessivo na região da cabeça;
EPI’s complementares: luva, calçado de segurança, protetor auricular, cinto paraquedista, chapéu de palha, etc.

 

Outros riscos associados à atividade

Mantenha distância de cargas em elevação, pois um dos acidentes mais comuns na construção civil ocorre quando uma carga cai em cima do trabalhador. Para evitar isso, os funcionários não devem ficar embaixo de pontes por onde são transportados objetos pesados.

É preciso ter cuidados especiais com a betoneira também. Em virtude de ser um equipamento específico que exige atenção, a betoneira deve ser utilizada apenas por quem tem preparo. Além disso, os operadores precisam, entre outros cuidados, não utilizar a máquina se estiverem cansados, realizar as operações apenas em ambientes planos, não mover a betoneira quando ela estiver ligada, tampouco colocar o braço dentro dela. Procedimentos específicos também devem ser adotados no uso e na implantação de equipamentos pesados que também são comuns em canteiros de obras, como o elevador cremalheira.

 

Transporte de peças grandes

Ao transportar peças de grande comprimento, é fundamental reparar se a extremidade livre pode machucar alguém. Manter certa distância e não ter pressa também são atitudes que ajudam a prevenir esse tipo de acidentes.

 

Planejamento

Ao observar todas estas dicas nota-se o quão complexo é o trabalho na construção civil, por isso é preciso estar muito atento a todo o fluxo da obra, independentemente de qual a função desempenhada. É essencial que os responsáveis garantam que os profissionais envolvidos sejam devidamente capacitados e só realizem o trabalho de acordo com a sua experiência profissional, respeitando as devidas normas de segurança.

 

Autor:

Fabrício Constante De Oliveira 

Técnico em segurança do trabalho

The following two tabs change content below.
Químico Industrial, Formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL Coordenador de Laboratório e Assessor Técnico. 8 anos de Experiência na Pozosul Cimentos